O programa que controla as emissões no grande ABC em veículos automotores, simplesmente não existe.
Em SP até houve um controle, por determinado tempo, a CONTROLAR empresa que por licitação teve o controle das emissões dos veículos em toda a cidade. A polêmica quanto a empresa que fazia a inspeção veicular, em relação as taxas, a forma de inspecionar e reprovações, teve seus dias contados quando o PT assumiu a prefeitura de SP, deixando centenas de pessoas desempregadas.
São Bernardo até começou um programa veicular de inspeção voluntária em vans e veículos Diesel sucumbindo após o fechamento da CONTROLAR em SP.
De qualquer forma, a inspeção veicular é muito importante, devido a saúde da população, a manutenção dos veículos em circulação, e economicamente movimenta diversos setores, gerando emprego e renda a colaboradores, prefeitura, e ao setor automotivo, que compreende desde mecânicas à indústria automobilística.
A falta de informação sobre o assunto ainda é, o paradigma que insiste em derrubar o controle de emissões.
O Futuro do Controle de Emissões no ABCDMR
O controle das emissões nos automóveis é antigo e acontece em ainda em vários países. Já que em países como o Brasil não há incentivo do governo para adquirir carros novos.
Se você não concorda com a gente, vá a um Pronto Socorro, principalmente nesta época de inverno, e veja quantas são as pessoas que lotam UBSs, convênios e pronto socorro municipais para uma consulta, uma inalação ou medicamentos para o aparelho respiratório.
Agora com o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC nas mãos do PSDB e da prefeitura de SP, uma parceria destas cidades seria de suma importância a volta da inspeção veicular em todo o estado de SP.
Ambientalmente a proporção de danos causados por material particulado, hidrocarbonetos (HC), monóxido de carbono (CO), óxidos de enxofre(Sox), aldeídos (R-CHO), óxido de nitrogênio (NOx) são inumeráveis revela o Instrutor de Treinamento da antiga CONTROLAR.
A situação está fora de controle, e a falta de respeito causada principalmente pela falta de conhecimento agrega ainda mais danos ao meio ambiente e a saúde da população.