A Venezuela vive um caos. A população está enfurecida e o governo descontrolado.
A Venezuela tem seu capital gerado quase que exclusivamente do petróleo. A baixa do preço do petróleo fez o país cortar custos. Os custos cortados são os relativos, aos programas sociais. Consequentemente, o povo que já tinha poucos recursos, agora está sem nenhum recurso, devido a crise do petróleo.
Os venezuelanos por sua vez, sem emprego e dinheiro estão migrando para outros países como o Brasil.
A situação tende a piorar já que, não se tem confiança de outros países, na economia venezuelana, no presidente Nicolas Maduro e na política reacionária da Venezuela.
Para se comprar produtos no mercado da Venezuela é necessário a consulta do número de identidade do cidadão. E o pior, os mercados estão vazios diz Flora Munhoz cidadã venezuelana.
Se Hugo Chavez controlou a Venezuela a "pulsos de ferro" ou em uma ditadura velada afirmam alguns políticos, Hugo Chavez tinha pelo menos o respeito e a consideração de muitos países. Se a Venezuela não prosperou com Hugo Chavez também não sucumbiu.
Já com o presidente Maduro acontece ao inverso, o ex sindicalista não tem o respeito e nem a confiança dos países ao qual a Venezuela fazia negócios.
A situação só vai piorar enquanto Maduro continuar no poder, afirmam cientistas políticos.
Uma nova eleição e um governo verdadeiramente democrático trarão novos ares a Venezuela, aos países negociantes e a toda população e América do Sul.
Nenhum comentário:
Postar um comentário